segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Empresas e a Divulgação e Promoção de Alimentos



As empresas do sector alimentar dão a conhecer os seus produtos, agem sobre eles e procuram influenciar o consumidor a utiliza-los. É muito forte a publicidade a alimentos quer usando frases convincentes quer servindo-se de figuras públicas para as transmitir. Grande parte das vezes, a publicidade feita não corresponde à promoção de alimentos saudáveis.

As mudanças económicas, sociais e demográficas ocorridas nas últimas décadas e crescente urbanização alteraram os padrões de estado nutricional da população, gerando um aumento da prevalência de peso excessivo e obesidade.

A OMS estima que nas próximas décadas a obesidade será a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

A obesidade infantil vem crescendo de forma alarmante constituindo uma ameaça à saúde e desenvolvimento destes grupos, uma vez que o estilo de vida sedentário, nas faixas etárias mais novas, associado a alimentos com alto teor calórico, gorduras, açúcar e sal colocam em risco o futuro das crianças. A responsabilidade compartilhada entre sociedades, sector produtivo e sector público é o caminho para a construção de modos de vida que tenham como objectivos centrais a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

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