sábado, 24 de novembro de 2007

A Publicidade Voltada para o Público Infantil


O público infantil é o mais vulnerável aos apelos promocionais, à propaganda e promoção de alimentos que vão influenciar as escolhas alimentares infantis. Há um forte crescimento na promoção de alimentos industrializados e bebidas prontas nos supermercados que influenciam negativamente a dieta e o estado de saúde das crianças.

Publicidade e propaganda são técnicas largamente usadas pelas empresas para encorajar o consumo dos seus produtos. As indústrias investem grandes somas na divulgação de fast-food de elevado valor calórico, bebidas carbonatadas, cereais açucarados e snacks que tendem a ser ricos em gorduras, açúcar e sal e pobres em nutrientes nobres.

Será que a propaganda agressiva, de boa parte do sector empresarial, dirigida às camadas mais jovens não deveria ser travada em prol da protecção dos mais vulneráveis que irão no futuro engrossar as listas dos doentes crónicos ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que esse tipo de propaganda “agressiva” deveria, pelo menos, ser repensada. No entanto, penso que deveriam igualmente ser repensados comportamentos e atitudes de pais e educadores, relativamente a essa matéria que, não raras vezes, são os primeiros a influenciar de forma negativa a dieta e o estado de saúde dos mais novos.

Numa altura em que o tema da Educação Alimentar assume uma importância cada vez maior, todas as iniciativas que contribuam para um maior debate em torno dessa temática são muito bem vindas. Em maior ou menor escala, todas elas são importantes e marcam a diferença. Parabéns pelo vosso contributo e continuação de um bom trabalho!

HG