Actualmente os anúncios comerciais aos produtos alimentares seguem uma corrente estruturalista, funcionalista ou ambas. Quer uma quer outra, são muito usadas em comunicação para a promoção de alimentos. São poderosas para levar o consumidor a usar, e por que não abusar, do que se promove. Normalmente por traz do que se promove estão grandes investimentos em imagem e marketing. Deixamos alguns anúncios como exemplo de cada uma das correntes que passamos a explicar:
A estruturalista justifica os comportamentos e opções alimentares por influências socioculturais e estas publicidades dependem da insinuação subtil que o consumo de certos produtos leva a uma melhor aceitação social recorrendo por vezes ao uso de celebridades para reforçar este efeito.
A funcionalista aposta nas propriedades nutricionais dos alimentos em que o consumo destes produtos alimentares baseia-se na sua importância para o bom funcionamento do organismo de cada indivíduo e consequentemente uma melhora de saúde.
Por último é possível encontrar um misto destas duas correntes em que não basta as propriedades positivas dos alimentos mas também se associam estes ao bem-estar social e a figuras públicas.
2 comentários:
Olá colegas!
Antes de mais, parabéns pelo blog.
Não vou comentar particularmente nenhum post mas apenas sugerir um ou outro tema "menos sério" gostei bastante do post do jammie oliver e fico á espera de mais...
beijinhos
e cuidado c o rato...
É importante que este tipo de vias, mais acessiveis do que uma consulta (p.e.), estejam à disposição de qq um através de um clique, congratulo-vos pela vossa iniciativa e comprometo-me a visitar-vos com regularidade!É de facto importante perceber o que nos faz bem, sobretudo na era dos hipermercados e produtos embalados!Lamentavelmente o acesso a produtos de qualidade é cada vez mais reduzido e sobretudo dispendioso.. eu gostava de saber cm é que uma mãe que recebe o ordenado minimo e tem dois filhos em casa consegue comprar-lhes peixe para comer três ou quatro vezes por semana.. enfim, um desabafo! de qq das formas aguardo as vossas sugestões e informações!continuem o bom trabalho!
Enviar um comentário