segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Corrente Estruturalista e Funcionalista

Actualmente os anúncios comerciais aos produtos alimentares seguem uma corrente estruturalista, funcionalista ou ambas. Quer uma quer outra, são muito usadas em comunicação para a promoção de alimentos. São poderosas para levar o consumidor a usar, e por que não abusar, do que se promove. Normalmente por traz do que se promove estão grandes investimentos em imagem e marketing. Deixamos alguns anúncios como exemplo de cada uma das correntes que passamos a explicar:

A estruturalista justifica os comportamentos e opções alimentares por influências socioculturais e estas publicidades dependem da insinuação subtil que o consumo de certos produtos leva a uma melhor aceitação social recorrendo por vezes ao uso de celebridades para reforçar este efeito.


A funcionalista aposta nas propriedades nutricionais dos alimentos em que o consumo destes produtos alimentares baseia-se na sua importância para o bom funcionamento do organismo de cada indivíduo e consequentemente uma melhora de saúde.


Por último é possível encontrar um misto destas duas correntes em que não basta as propriedades positivas dos alimentos mas também se associam estes ao bem-estar social e a figuras públicas.

2 comentários:

Inês Silva disse...

Olá colegas!
Antes de mais, parabéns pelo blog.
Não vou comentar particularmente nenhum post mas apenas sugerir um ou outro tema "menos sério" gostei bastante do post do jammie oliver e fico á espera de mais...

beijinhos
e cuidado c o rato...

Anónimo disse...

É importante que este tipo de vias, mais acessiveis do que uma consulta (p.e.), estejam à disposição de qq um através de um clique, congratulo-vos pela vossa iniciativa e comprometo-me a visitar-vos com regularidade!É de facto importante perceber o que nos faz bem, sobretudo na era dos hipermercados e produtos embalados!Lamentavelmente o acesso a produtos de qualidade é cada vez mais reduzido e sobretudo dispendioso.. eu gostava de saber cm é que uma mãe que recebe o ordenado minimo e tem dois filhos em casa consegue comprar-lhes peixe para comer três ou quatro vezes por semana.. enfim, um desabafo! de qq das formas aguardo as vossas sugestões e informações!continuem o bom trabalho!